ENTRE EM CONTACTO

ENVIE UMA MENSAGEM

©2019 SPME. Portugal. Todos os direitos reservados.

DESTAQUES

TEASER.png

Academia SPME | Ginecoestética

Ir para o website do evento >

A MEDICINA ESTÉTICA E A SUA HISTÓRIA

 

O conceito de estética e beleza estão associados ao homem desde os primórdios da sua existência. Em meados da década de 70 a Medicina Estética deu os seus primeiros passos em França, impulsionada pelo trabalho do Dr Jean Jacques Legrand, fundador da SFME - Sociedade Francesa de Medicina Estética. O crescente desenvolvimento científico da área e a exigência de uma aprendizagem diferenciada conduziu a que este movimento rapidamente se propagasse a Itália, Espanha e Bélgica.

 

Em 1975, e em resultado do trabalho continuado de personalidades como o Dr. Jean Jacques Legrand, o Dr. Carlo Alberto Bartoletti (Itália), o Dr. Michel Delune (da Bélgica) e o Dr. Font Riera (Espanha) é fundada, pelas respectivas sociedades destes 4 países, a Sociedade Mundial de Medicina Estética (UIME - Union Internationale de Médecine Esthétique).

 

Passados 24 anos, em 1999, é criada em Portugal a primeira sociedade/associação de Medicina Estética. Na base da sua criação, como membros dos orgãos sociais e sócios fundadores, estiveram personalidades como o Dr. António Augusto Prestes Pires (actual presidente da Assembleia Geral da SPME) e o já falecido Dr. António Boavida. Esta sociedade que terminaria anos mais tarde em resultado do reduzido número de médicos que se dedicavam a esta arte em Portugal organizou contudo, no ano de 2000, o 1º Congresso Nacional de Medicina Estética.

 

Desafiados pela Sociedade Espanhola de Medicina Estética - SEME, na pessoa da sua Presidente Petra Vega e do seu Vice Presidente Fernando Monforte, pelo Prof. Dr. José Cabo Soler (Ex-Presidente da UIME), pelo Dr. Emanuele Bartoletti (Presidente da SIME e actual Secretário Geral da UIME) e impulsionados pelos mesmos médicos que haviam formado a primeira associação criada em Portugal anos antes iniciam-se, em 2014, os trabalhos para a criação da SPME - Sociedade Portuguesa de Medicina Estética e Antienvelhecimento®.

 

A SPME é formalmente constituída em Novembro de 2015, fruto da vontade partilhada de Médicos Estéticos, Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos, assumindo que a sua área de atuação é médica e não cirúrgica contendo nos seus Orgãos Sociais médicos das três áreas acima mencionadas. Na sua primeira reunião, na Ordem dos Médicos, é aprovado em honra do Dr. António Boavida um voto de pesar pelo seu falecimento e um voto de reconhecimento pela sua vida de dedicação à arte da Medicina Estética.

 

Em Maio de 2016 é aprovada por unanimidade a sua adesão no Congresso Europeu de Medicina Estética em Roma, em reunião de Assembleia Geral da UIME, presidida pelo ilustre Dr. Jean Jacques Legrand. A UIME passou então a ser construída por 29 sociedades.

A nível mundial, a Medicina Estética faz-se representar através da UIME (União Internacional de Medicina Estética), associação fundada em 1975 e que agrega as 29 sociedades de diferentes países que representam esta área da medicina. 

 

A SPME é a representante portuguesa junto da UIME onde procura contribuir para o desenvolvimento da Medicina Estética e Anti-envelhecimento no nosso país.

PRESTÍGIO, RIGOR E QUALIDADE

A SPME TRABALHA COM O INTUITO:

Estimular a investigação científica relacionada com a Medicina Estética e Antienvelhecimento;

Promover a formação contínua na área da Medicina Estética e Antienvelhecimento;

Promover o estreitamento de relações científicas entre os médicos portugueses que se dedicam a este sector da Medicina;

Criar grupos especializados dentro da Sociedade para o estudo e promoção de boas práticas no âmbito desta área da Médica;

Ser interlocutora junto de outras Entidades, oficiais ou privadas, para a discussão e promoção da Medicina Estética e Antienvelhecimento;

Representar Portugal junto da UIME;

Informar a população acerca dos riscos em submeter-se a tratamentos realizados por profissionais não qualificados.

ORGÃOS DA SOCIEDADE

ASSEMBLEIA GERAL

PRESIDENTE

António Prestes Pires

VICE-PRESIDENTE

Bruno Gonçalves

SECRETÁRIO

Inês Abreu

DIREÇÃO

PRESIDENTE

João Pedro Vale

VICE-PRESIDENTE

Henrique Machado

SECRETÁRIO GERAL

Pedro Alves

SECRETÁRIO ADJUNTO

Pedro Melo

TESOUREIRO

Gonzalo Amigo

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE

Luís Uva

VICE-PRESIDENTE

Vitor Figueiredo

1º VOGAL

Diogo Figueiredo Gonçalves

2º VOGAL

Damien Vazquez

G. ESPECIALIZADOS

FACE

Eduardo Matos

CORPO

Juan Lopez

ESTÉTICA GENITAL

Isabel Hermenegildo

DEPARTAMENTOS

COMUNICAÇÃO

Diogo Figueiredo Gonçalves

INTRUSISMO

Henrique Machado

EDUCAÇÃO

Luis Uva