A SPME
A Sociedade Portuguesa de Medicina Estética (SPME) foi formalmente constituída em 2015, fruto da vontade partilhada de Médicos Estéticos, Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos.
Atua com o intuito de ser a interlocutora oficial junto dos organismos governamentais e demais entidades em representação desta área da medicina e de promover a Medicina Estética, a investigação científica com ela relacionada e a troca contínua de experiências com diversas sociedades internacionais.
Tem também como objetivos da sua atuação estimular a formação em Medicina Estética, através da realização do Congresso Nacional de Medicina Estética, do 360º SPME Porto Summit, de cursos em Medicina Estética como as Academias SPME e a Master Academy e do reconhecimento científico de Pós Graduações em Medicina Estética.
%202%C2%AA%20Parte%20(548).jpg)
João Pedro Vale
Presidente
%202%C2%AA%20Parte%20(529).jpg)
Pedro Melo
Secretário Adjunto
%202%C2%AA%20Parte%20(494).jpg)
Henrique Machado
Vice Presidente
%202%C2%AA%20Parte%20(509).jpg)
Gonzalo Amigo
Tesoureiro
%202%C2%AA%20Parte%20(519).jpg)
Pedro Alves
Secretário Geral
Orgãos Sociais
Sociedade Portuguesa de Medicina Estética
Publicações
Gratuitas para todos os sócios SPME
Reuniões Científicas
Dois grandes eventos anuais
Representação
e Legislação

UIME
A SPME é a representante portuguesa junto da União Internacional de Medicina Estética, associação fundada em 1975, que agrega as 29 sociedades de diferentes países que representam esta área da medicina e que representa, a nível mundial, a Medicina Estética

Governo de Portugal
A SPME é a representante portuguesa junto do Comitê Europeu para Padronização Técnica e Eletrónica que analisa os produtos e equipamentos aprovados pela Comissão Europeia, com vista a definir que classe profissional pode utilizar os vários tipos de produtos e equipamentos.
O conceito de estética e beleza estão associados ao homem desde os primórdios da sua existência. Em meados da década de 70 a Medicina Estética deu os seus primeiros passos em França, impulsionada pelo trabalho do Dr Jean Jacques Legrand, fundador da SFME - Sociedade Francesa de Medicina Estética. O crescente desenvolvimento científico da área e a exigência de uma aprendizagem diferenciada conduziu a que este movimento rapidamente se propagasse a Itália, Espanha e Bélgica.
Em 1975, e em resultado do trabalho continuado de personalidades como o Dr. Jean Jacques Legrand, o Dr. Carlo Alberto Bartoletti (Itália), o Dr. Michel Delune (da Bélgica) e o Dr. Font Riera (Espanha) é fundada, pelas respectivas sociedades destes 4 países, a Sociedade Mundial de Medicina Estética (UIME - Union Internationale de Médecine Esthétique).
Passados 24 anos, em 1999, é criada em Portugal a primeira sociedade/associação de Medicina Estética. Na base da sua criação, como membros dos orgãos sociais e sócios fundadores, estiveram personalidades como o Dr. António Augusto Prestes Pires (actual presidente da Assembleia Geral da SPME) e o já falecido Dr. António Boavida. Esta sociedade que terminaria anos mais tarde em resultado do reduzido número de médicos que se dedicavam a esta arte em Portugal organizou contudo, no ano de 2000, o 1º Congresso Nacional de Medicina Estética.
Desafiados pela Sociedade Espanhola de Medicina Estética - SEME, na pessoa da sua Presidente Petra Vega e do seu Vice Presidente Fernando Monforte, pelo Prof. Dr. José Cabo Soler (Ex-Presidente da UIME), pelo Dr. Emanuele Bartoletti (Presidente da SIME e actual Secretário Geral da UIME) e impulsionados pelos mesmos médicos que haviam formado a primeira associação criada em Portugal anos antes iniciam-se, em 2014, os trabalhos para a criação da SPME - Sociedade Portuguesa de Medicina Estética e Antienvelhecimento®.
A SPME é formalmente constituída em Novembro de 2015, fruto da vontade partilhada de Médicos Estéticos, Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos, assumindo que a sua área de atuação é médica e não cirúrgica contendo nos seus Orgãos Sociais médicos das três áreas acima mencionadas. Na sua primeira reunião, na Ordem dos Médicos, é aprovado em honra do Dr. António Boavida um voto de pesar pelo seu falecimento e um voto de reconhecimento pela sua vida de dedicação à arte da Medicina Estética.
Em Maio de 2016 é aprovada por unanimidade a sua adesão no Congresso Europeu de Medicina Estética em Roma, em reunião de Assembleia Geral da UIME, presidida pelo ilustre Dr. Jean Jacques Legrand. A UIME passou então a ser construída por 29 sociedades.
