top of page
  • Foto do escritorSPME

Hoje ganhou a Medicina



Estimados associados da SPME,


Hoje, após o maior congresso de sempre de Medicina Estética em Portugal, a Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos deixou claro que não deverá haver Medicina Estética em Portugal sem que os Médicos Estéticos, os Cirurgiões Plásticos e os Dermatologistas que a exercem sejam ouvidos.


A proposta que hoje foi a votação e sobre a qual manifestámos a nossa mais profunda discordância, por ter como consequência não a regulamentação que todos defendemos, mas promover antes que médicos estejam contra médicos e que os não médicos e o intrusismo tivessem caminho livre, NÃO foi aprovada.


É já longo o caminho da SPME na defesa da Medicina Estética em Portugal. Temos vindo a desenvolver todos os esforços para que a votação de hoje fosse no sentido da não aprovação de uma proposta que está distante dos pressupostos desenhados no nosso documento de “Regulamentação da Medicina Estética em Portugal” e cujas linhas gerais enviamos formalmente, com pedido de discussão em sede de reunião, sem que, no entanto, tivéssemos obtido resposta.


Não entendemos possível a definição e regulamentação da Medicina Estética sem que os médicos que a exerçam, seja qual for a sua proveniência, sejam ouvidos e façam parte integrante da solução.


Defendemos a inclusão, o consenso e a construção de uma solução cientificamente rigorosa e representativa da realidade portuguesa, à luz das melhores práticas internacionais.


Somos, como sempre fomos, pela união entre os médicos.

Somos, e sempre seremos, combativos contra qualquer forma de intrusismo.


A bem da saúde e segurança dos pacientes.

Hoje ganhou a Medicina.


Estamos todos de parabéns.


A direção da SPME.








--



A Sociedade Portuguesa de Medicina Estética - SPME realiza anualmente dois grandes eventos, o Congresso Nacional de Medicina Estética, o maior congresso de medicina estética em Portugal e o 360º SPME Porto Summit, um evento formativo em medicina estética, pioneiro na forma como promove a interação, a ciência e a partilha de conhecimentos. A nível de formação em Medicina Estética, esta deverá ser sempre realizada em entidades independentes, preferencialmente de ensino superior, sem conflitos de interesse e com programa formativo e corpo docente de inegável qualidade. Uma Pós Graduação em Medicina Estética, frequentemente também denominada de Master em Medicina Estética ou Curso de Medicina Estética diz respeito a uma formação universitária em Medicina Estética onde são transmitidos um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para o exercício da Medicina Estética. A SPME reconhece as Pós Graduações em Medicina Estética lecionadas por Faculdades de Medicina que cumpram critérios de qualidade científica. A formação realizada em medicina estética. Organiza ainda eventos mensais, as Academias SPME, que oferecem cursos em Medicina Estética com dois dias de duração, de cariz prático, monotemáticos e com reconhecimento por parte da Sociedade Mundial de Medicina Estética - UIME. As Academias SPME são cursos de Medicina Estética com duração de um, dois ou três dias, com treino hands on em pacientes e com reconhecimento por parte da Sociedade Mundial de Medicina Estética - UIME. Oferecem treino específico em uma ou mais técnicas ou procedimentos de Medicina Estética, nomeadamente curso em Toxina Botulínica, curso em Ácido Hialurónico e outros Materiais de Preenchimento, curso em Peelings, curso em Mesoterapia, curso em Ginecoestética, curso em Fios de Tensão e Sustentação e curso em Transplante Capilar e Tricologia.







bottom of page