top of page
  • Foto do escritorSPME

Comunicado SPME | Formação


Os perigos da formação a não médicos e de práticas em locais não licenciados.

Síntese:


A SPME promove e defende:

  1. Prática de actos médicos exclusiva por médicos em locais apropriados e licenciados para o efeito pelas autoridades competentes.

  2. Formação exclusiva a médicos dos actos médicos que compõem a medicina estética.

  3. Interacção saudável com as diversas especialidades como a dermatologia, cirurgia plástica e outras de forma a estabelecer as pontes que permitam complementar/potenciar tratamentos.

  4. Respeito constante pelas fronteiras e competências das diversas especialidades afins

  5. Formação única e exclusiva das práticas de medicina estética e antienvelhecimento deixando as áreas da dermatologia e cirurgia plástica e estética para as respectivas sociedades.

 

Comunicado na integra:


Nas últimas semanas têm chegado à SPME algumas preocupações sobre a prática de actos médicos por profissionais não qualificados em locais inapropriados para o mesmo.


Algumas dessas práticas infelizmente têm efeitos catastróficos nos pacientes que a elas se submetem.


Tem sido uma das principais preocupações da SPME zelar pela segurança dos pacientes e promover as boas práticas médicas. Assim temos sido acérrimos defensores da prática de actos médicos apenas por médicos em clinicas ou outros locais apropriados e licenciados pelas autoridades competentes e temos cooperado com as autoridades e entidades competentes para que a segurança dos pacientes seja sempre acautelada.


Da mesma forma têm chegado ao conhecimento da SPME a existência de formações de actos médicos para não médicos o que tem tido a nossa mais forte objecção pelo perigo que essa formação acarreta para a segurança dos pacientes.


A SPME tem pautado o seu trabalho pela defesa intransigente da qualidade da medicina estética em Portugal, pela constante formação dos médicos portugueses e continua troca de experiências com diversas sociedades internacionais que veem hoje a medicina estética e os médicos portugueses como um parceiro empenhado em construir uma medicina de qualidade!


A SPME sempre promoveu a formação exclusiva a médicos dos actos que revestem a medicina estética. Dessa forma temos fomentado a formação exclusiva das práticas de medicina estética e estabelecido saudáveis interações com especialidades afins como a dermatologia, cirurgia plástica, endocrinologia, cirurgia vascular entre outras para estabelecer pontes que permitam oferecer a cada paciente o conjunto dos tratamentos que cada um necessite e dessa forma potenciar a saúde e a qualidade da medicina em geral.


Essa interação è apenas possível pois está na essência da SPME um respeito constante pelas fronteiras e competências das diversas especialidades afins dedicando-se a SPME única e exclusivamente à medicina estética e antienvelhecimento deixando as áreas da dermatologia e cirurgia plastica estética para as respectivas sociedades!


Vemos esta interação com diversas especialidades como uma das mais saudáveis e necessárias formas de obter interação em prol dos nossos pacientes e tentamos que a SPME seja uma sociedade inclusiva, que permita colher diversas opiniões de diferentes áreas nunca clima de constante respeito e benefícios mútuos!


Essa foi, é e será a única forma de estar da SPME.


bottom of page