A SPME

 

A Sociedade Portuguesa de Medicina Estética - SPME foi formalmente constituída em 2015, fruto da vontade partilhada de Médicos Estéticos, Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos.

A nível científico a SPME tem pautado o seu trabalho pela defesa intransigente da qualidade da medicina estética em Portugal e pelo respeito absoluto pelas fronteiras entre as várias especialidades afins.

São objetivos da SPME:

1. Fomentar a investigação científica relacionada com a Medicina Estética.

2. Estimular a formação constante e o estreitamento de relações científicas entre os médicos portugueses que se dedicam a este sector da Medicina.

3. Promover a troca contínua de experiências com diversas sociedades internacionais.

4. Ser interlocutora junto de outras entidades, públicas ou privadas, para a discussão e promoção da Medicina Estética.

5. Informar a população acerca dos riscos de se submeter a tratamentos realizados por profissionais não qualificados.

UIME blue.png

A nível mundial, a Medicina Estética faz-se representar através da UIME (União Internacional de Medicina Estética), associação fundada em 1975 e que agrega as 29 sociedades de diferentes países que representam esta área da medicina. 

 

A SPME é a representante portuguesa junto da UIME onde procura contribuir para o desenvolvimento da Medicina Estética e Anti-envelhecimento no nosso país.

ASSEMBLEIA GERAL

DIREÇÃO

CONSELHO GERAL

CONSELHO FISCAL

COMISSÕES REGIONAIS

GRUPOS ESPECIALIZADOS

DEPARTAMENTOS

CONSELHO SUPERIOR

 
 

ATIVIDADE CIENTÍFICA 

 

Realiza anualmente dois grandes eventos:

 

Congresso Nacional de Medicina Estética

O maior evento científico da área em Portugal e o congresso médico de medicina estética com maior taxa de crescimento na Europa nos últimos 5 anos. O congresso contou, na sua 3ª edição com Sua Excelência o Presidente da República como presidente da sua Comissão de Honra.

 

360º SPME Porto Summit

Um evento pioneiro na forma como promove a interação, a ciência e a partilha de conhecimentos. Este evento, realizado a Norte de Portugal, assume-se como um espaço onde é fomentada a inovação na partilha de ciência e se procura reinventar o modo de interação entre médicos e indústria farmacêutica.

 

ATIVIDADE FORMATIVA

 

A SPME reconhece as Pós Graduações lecionadas por Faculdades de Medicina que cumpram um conjunto de critérios de qualidade científica elaborados pela Sociedade Espanhola de Medicina Estética.

 

Organiza eventos mensais, as Academias SPME, que oferecem programas de formação com dois dias de duração, de cariz prático e com reconhecimento por parte da Sociedade Mundial de Medicina Estética - UIME.

LEGISLAÇÃO E REPRESENTAÇÃO

 

Representante portuguesa junto da UIME (União Internacional de Medicina Estética), associação fundada em 1975, que agrega as 29 sociedades de diferentes países que representam esta área da medicina e que representa, a nível mundial, a Medicina Estética.

 

Nomeada pelo Governo de Portugal, para representar o país junto do Comitê Europeu para Padronização Técnica e Eletrónica que analisa os produtos e equipamentos aprovados pela Comissão Europeia, com vista a definir que classe profissional pode utilizar os vários tipos de produtos e equipamentos.

 

Representa a classe médica num grupo de trabalho do qual fazem parte a ASAE, ERS e IGAS no combate ao intrusismo médico.

 

Colabora com os deputados da comissão de saúde da Assembleia da República no que respeita à elaboração da lei do Ato Médico, especificamente no que se relaciona com os procedimentos estéticos e capacitação necessária para a sua realização. 

 
 

A MEDICINA ESTÉTICA E A SUA HISTÓRIA

 

O conceito de estética e beleza estão associados ao homem desde os primórdios da sua existência. Em meados da década de 70 a Medicina Estética deu os seus primeiros passos em França, impulsionada pelo trabalho do Dr Jean Jacques Legrand, fundador da SFME - Sociedade Francesa de Medicina Estética. O crescente desenvolvimento científico da área e a exigência de uma aprendizagem diferenciada conduziu a que este movimento rapidamente se propagasse a Itália, Espanha e Bélgica.

 

Em 1975, e em resultado do trabalho continuado de personalidades como o Dr. Jean Jacques Legrand, o Dr. Carlo Alberto Bartoletti (Itália), o Dr. Michel Delune (da Bélgica) e o Dr. Font Riera (Espanha) é fundada, pelas respectivas sociedades destes 4 países, a Sociedade Mundial de Medicina Estética (UIME - Union Internationale de Médecine Esthétique).

 

Passados 24 anos, em 1999, é criada em Portugal a primeira sociedade/associação de Medicina Estética. Na base da sua criação, como membros dos orgãos sociais e sócios fundadores, estiveram personalidades como o Dr. António Augusto Prestes Pires (actual presidente da Assembleia Geral da SPME) e o já falecido Dr. António Boavida. Esta sociedade que terminaria anos mais tarde em resultado do reduzido número de médicos que se dedicavam a esta arte em Portugal organizou contudo, no ano de 2000, o 1º Congresso Nacional de Medicina Estética.

 

Desafiados pela Sociedade Espanhola de Medicina Estética - SEME, na pessoa da sua Presidente Petra Vega e do seu Vice Presidente Fernando Monforte, pelo Prof. Dr. José Cabo Soler (Ex-Presidente da UIME), pelo Dr. Emanuele Bartoletti (Presidente da SIME e actual Secretário Geral da UIME) e impulsionados pelos mesmos médicos que haviam formado a primeira associação criada em Portugal anos antes iniciam-se, em 2014, os trabalhos para a criação da SPME - Sociedade Portuguesa de Medicina Estética e Antienvelhecimento®.

 

A SPME é formalmente constituída em Novembro de 2015, fruto da vontade partilhada de Médicos Estéticos, Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos, assumindo que a sua área de atuação é médica e não cirúrgica contendo nos seus Orgãos Sociais médicos das três áreas acima mencionadas. Na sua primeira reunião, na Ordem dos Médicos, é aprovado em honra do Dr. António Boavida um voto de pesar pelo seu falecimento e um voto de reconhecimento pela sua vida de dedicação à arte da Medicina Estética.

 

Em Maio de 2016 é aprovada por unanimidade a sua adesão no Congresso Europeu de Medicina Estética em Roma, em reunião de Assembleia Geral da UIME, presidida pelo ilustre Dr. Jean Jacques Legrand. A UIME passou então a ser construída por 29 sociedades.

 
SPME | Sociedade Portuguesa de Medicina Estética

SER SÓCIO

Conheça as categorias de sócio

e submeta a sua candidatura

SPME | Sociedade Portuguesa de Medicina Estética

​ÁREA DE SÓCIO

Acesso exclusivo para Sócios SPME

SPME | Sociedade Portuguesa de Medicina Estética

FORMAÇÃO

Cursos certificados e reconhecidos

SPME | Sociedade Portuguesa de Medicina Estética

INTRUSISMO

Conhece algum caso de usurpação de funções?

SPME | Sociedade Portuguesa de Medicina Estética

NOTÍCIAS

Fique a par de tudo o que se passa na SPME