top of page
  • Foto do escritorSPME

#STOPINTRUSISMO

O brutal aumento de situações de intrusismo profissional constitui, pelo risco de graves complicações, um grave problema de saúde pública. No que respeita aos procedimentos médico estéticos verificamos um crescimento exponencial do número de casos relatados.

No presente, assistimos a episódios de médicos dentistas, enfermeiros, veterinários, esteticistas, farmacêuticos, entre outros, a publicitarem a alegada realização de procedimentos como aplicação de toxina botulínica ou de ácido hialurónico em toda a região facial, sem qualquer pudor. Esta ausência de constrangimento estende-se também a procedimentos corporais.


A ausência de visibilidade desta problemática conduz a um sentimento geral de impunidade, a um entendimento, perigoso, de que se trata de uma situação aceitável e isenta de riscos para os pacientes e a uma perceção, errada, de que este tipo de situações são normais, quando na verdade se tratam de ocorrências críticas que colocam em perigo a saúde e, por vezes a vida, daqueles que se submetem a este tipo de procedimentos.  Desde há 4 anos, contamos com um departamento exclusivamente dedicado ao intrusismo, constituído por 5 médicos em articulação com escritório de advogados que nos presta assessoria legal. Através do nosso website, qualquer pessoa pode fazer chegar à SPME denúncias relativas a casos de usurpação se funções. Estas situações, após análise e pesquisa complementar, pelo nosso departamento, são encaminhadas para as entidades competentes (Ordem dos Médicos, Ministério Público, ARS’s, ERS, ASAE e IGAS).


Ao longo deste período, a SPME recebeu e processou mais de 200 denuncias, sendo que mais de 100 destas comunicações nos foram remetidas no ano de 2020.


A SPME entende que o momento atual impõe uma atuação urgente, direcionada e concertada.


É por este motivo quea partir do próximo dia 1 de Novembroa SPME lançará umacampanhadirigida à sociedade civil, com o hashtag #STOPINTRUSISMO,de forma a alertar a população para o perigo da realização destes procedimentos por não médicos.



Para que esta campanha tenha a maior difusão possível, convidamo-lo a ser um participante activo na divulgação dos vários conteúdos gráficos que a SPME vai colocar ao dispôr de todos os seus sócios.



Acreditamos que, desta forma, estaremos a contribuir para a defesa dos interesses dos nossos sócios e dos nossos pacientes.


Desde já agradecemos a colaboração de todos e de cada um.


Diogo Figueiredo Gonçalves

Diretor de Comunicação



bottom of page